Caroço de abacate - rico em benefícios medicinais e terapêuticos que muitos não conhecem



O fruto do abacateiro, as folhas, e o caroço de abacate são uma riqueza medicinal que a natureza nos oferece gratuitamente. Você sabe para que serve e como usá-lo?

Em primeiro lugar é importante sublinhar que o abacateiro é uma planta com vários benefícios. Seus benefícios se estendem da nutrição a saúde.


Benefícios do abacateiro
O fruto é rico em vitaminas A. B. C e D, ácidos graxos bons, ômega 3, minerais como cálcio, ferro e fósforo. Além disso, é rico em fitonutrientes.

Pesquisas científicas revelaram que os dois fitonutrientes mais importantes do abacate são o betassitosterol e a glutatoína.  O betassitosterol auxilia na redução dos níveis de colesterol, enquanto a glutatoína age como um antioxidante em defesa do organismo.

O abacate é uma das melhores fontes de glutatoína e pode oferecer certa proteção contra o câncer oral, de garganta e outros tipos.

Assim sendo, as folhas do abacate são ricas em proteínas e minerais, possuem ação oxidante, e apresenta grande quantidade de flavonoides. O seu chá ajuda a combater infecções urinárias.

A infusão feita das folhas ajudam a prevenir convulsões, prevenir e combater úlceras e também pode ser um grande aliado na perda do peso. Dessa forma, não é difícil deduzir que as folhas também possuem propriedades medicinais.

Mas o que você não sabe e precisa saber, é que apesar de todos os benefícios da fruta e das folhas, é o caroço que tem maior concentração de benefícios medicinais e nutricionais.

O caroço de abacate tem todas as vitaminas e minerais das folhas e da fruta concentrado dentro dele. Portanto, é ele a parte mais nutriente que nos interessa.

Caroço de abacate

A semente da fruta, como já citamos, possui vitaminas e benefícios da casca do abacateiro, das folhas e do fruto. Dessa forma, ele se torna um super alimento com propriedades nutricionais únicas.

No caroço de abacate encontramos uma concentração de ácidos graxos e taninos superior a qualquer outra parte do fruto ou planta.

Do mesmo modo, no caroço do abate encontramos vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, C, E e K; além de diversos minerais (Cálcio, Ferro, Magnésio, Manganês, Fósforo, Potássio, Sódio e Zinco).

Por ser rico em benefícios, o chá feito do caroço pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, confira abaixo alguns deles:

Estabiliza o nível do colesterol alto;
Regula a pressão arterial;
Ajuda a controlar os níveis de glicose;
Tem ação anti-inflamatória e antioxidante;
Fortalece o sistema imunológico;
Melhora a digestão;
Ajuda a manter pele e cabelos jovens;
Alivia dores nas articulações;
Equilibra a acidez do estômago;
Pode ser um grande aliado para quem busca perder peso.
Do caroço de abacate também é possível fazer a farinha, que é super nutriente, priva de glúten e pode ser utilizada como substituta da farinha branca.


Certamente, você esta se perguntando mas como fazer o chá do caroço de abacate? Vamos ensinar logo abaixo e dessa forma você desfrutará de todos os benefícios.

Chá do caroço de abacate

Ingredientes:

1 caroço de abacate

1 litro de água

mel ou adoçante para adoçar a seu gosto

Preparo:

Para realizar o chá você precisa descascar o caroço e cortá-lo em pedaços. Posteriormente, leve a água ao fogo, espere iniciar a fervura e adicione as partes do caroço.

Depois que ferveu por 10 minutos em fogo baixo, abafe e deixe descansar por mais 10 minutos. Aconselha-se que o chá seja consumido pela manhã e antes de dormir.

Com o intuito de gozar de todos os benefícios oferecido pelo chá, aconselhamos que ele seja consumido todos os dias.


Por Priscilla Rodighiero

Comentários

Postagens mais visitadas