9 Benefícios do Damasco - Conheça as Propriedades



Quais são os maiores benefícios do Damasco? Qual a diferença entre o damasco seco e o fresco? Conheceremos a seguir para que serve esta fruta, explorando suas principais propriedades.

O damasco teve seu primeiro cultivo na China e veio para a América no século XVIII. Apesar da safra do fruto fresco ocorrer entre maio e agosto (vindo do Hemisfério Norte) e no fim de dezembro a março (origem na América do Sul), o damasco seco sempre está disponível em qualquer época do ano e em qualquer mercado.

A fruta ainda é rica em seu valor nutricional. A cada 100 gramas, a fruta possui 12% de Vitamina C, 12% de vitamina A, 6% de Potássio e somente 48 calorias. Veja abaixo maiores informações sobre as vitaminas e substâncias benéficas presentes no damasco:


Propriedades do Damasco

– Vitamina A

Além de ser boa para a visão, ela ajuda no sistema imunológico, sistema reprodutivo e para manter a pele, dentes e ossos saudáveis. A vitamina A também traz benefícios do damasco como a ajuda na prevenção do câncer e algumas doenças de visão relacionadas à idade.

É possível ainda encontrar óleo e cremes da fruta para um melhor tratamento de pele.

Vale lembrar, que podemos encontrar dois tipos de vitamina A. A primeira pode ser encontrada em carnes, aves, peixes e laticínios e o segundo tipo pode ser encontrado em frutas, legumes e outros tipos de plantas, nesse caso, o tipo mais comum de vitamina A é o betacaroteno.


– Potássio

Ingerir bons níveis de potássio traz grandes benefícios para o corpo, isso porque o potássio combinado com sódio ou sal regula o nível de água dentro e entre as nossas células, que é responsável por carregar neurotransmissores.

Ajuda ainda na função muscular, a regular o batimento cardíaco e manter um equilíbrio de fluidos adequado. Além disso, promove uma digestão saudável e ossos mais fortes. Se houver o consumo necessário de potássio diariamente, pode ajudar a manter a pressão sanguínea estabilizada e reduzir a probabilidade de se ter um acidente vascular cerebral.

O consumo necessário para evitar os problemas de saúde acima deve ser 4.7 gramas de potássio por dia.

– Fibras

Tanto na sua forma fresca como na sua forma seca, a fruta possui alto índice de fibras. Já sabemos que as fibras são boas para o corpo humano, mas o damasco em si tem uma fibra ainda mais benéfica. É uma rica fibra solúvel que dissolve rapidamente e facilmente no corpo, o que ajuda a absorver outros nutrientes. Essa fibra derrete em uma substância gelatinosa e ajuda a quebrar os ácidos graxos, excretando partículas de alimentos digeridos.

Mesmo possuindo fibras insolúveis e solúveis, essa última ainda mantém os níveis de glicemia e de colesterol saudáveis. Uma xícara de damasco possui em média 3,3 gramas de fibras e algumas pesquisas mostram que a recomendação ideal de fibras para uma mulher é de 25 gramas por dia e para homens 38 gramas.

– Ferro

O damasco é uma das frutas que possuem alto índice de ferro. O ferros dos alimentos não é fácil de ser absorvido, o que ajuda a mantê-lo por um grande período dentro do corpo. Além disso, ele é mais eficiente se absorvido lentamente. Para uma melhor absorção, é bom consumi-lo com algum outro alimento que contenha vitamina C.

O ferro contido no damasco previne o desenvolvimento de anemia. E de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a anemia é um dos distúrbios nutricionais mais graves do mundo todo.

Mulheres possuem maiores chances de desenvolver anemia, pois perdem sangue todos os meses durante a menstruação, e isso faz com que percam ferro e outros nutrientes. Vale lembrar ainda que como a fruta é uma grande fonte de vitamina, ela é benéfica para gestantes.

Informações nutricionais do damasco
Abaixo, confira sua tabela nutricional completa a cada 100 gramas de fruta:

Valor energético 48 kcal
Carboidratos 11g
Fibra alimentar 2g
Gorduras 0.4g
Proteínas 1.4g
Vitamina A 96ug
Betacaroteno 1094ug
Luteína e Zeaxantina 89ug
Vitamina B1 0.03mg
Vitamina B2 0.04mg
Vitamina B3 0.6mg
Folato (ácidos fólicos e sais) 9ug
Vitamina B5 0.24mg
Vitamina B6 0.054mg
Vitamina C 10mg
Vitamina E 0.89mg
Vitamina K 3.3ug
Cálcio 13mg
Magnésio 10mg
Ferro 0.4mg
Phosphorus 23mg
Potássio 259mg
Sódio 1mg
Manganês 0.077mg
Zinco 0.2mg

Damasco seco x Damasco fresco

O damasco fresco, como outras frutas, deve ser consumido em um curto período específico de tempo. Além disso, deve ser mantido em uma temperatura ambiente e fora da luz solar até amadurecer e depois deve ser mantido em saco ou pote plástico de 3 a 5 dias dentro da geladeira.

Muitos consumidores ficam em dúvida entre consumir a versão fresca ou seca. Apesar de perder muita água no processo de secagem, a versão seca pode ser encontrada em qualquer lugar, todos os dias do ano e seu prazo de validade é ainda maior, já que não é necessário tomar tanto cuidado no armazenamento como é necessário com as frutas frescas.

Vale lembrar ainda que há um pouco mais de benefícios do damasco seco que da fruta fresca: é mais conveniente, validade maior e oferece um rápido aumento de energia, principalmente para atletas que precisam de uma reposição de energia após um rígido exercício físico.

Pesquisadores ainda mostram que frutas secas, como o damasco, oferecem ricas fontes de fibra e ferro. Ou seja, o consumo de frutas secas na semana ajuda a ingestão de fibras, potássio, ferro e antioxidantes.

Mesmo com muitos pontos a favor, o damasco seco possui um maior índice de açúcar, o que pode trazer malefícios para a saúde dental. Então, é recomendado comer moderadamente e escovar os dentes logo após a ingestão desses alimentos.

Damasco seco por 100 g
Energia 241 calorias
Carboidratos 62,6 g
Proteínas 3,4 g
Gorduras 0,5 g
Fibras 7,3 g
Sódio 10 mg
Potássio 1162 mg
Benefícios do damasco
Veja a seguir como as propriedades do damasco proporcionam benefícios para saúde e boa forma. Então, para que serve o damasco afinal?

1. Excelente para a saúde dos olhos

Diversas pesquisas mostram que consumir o damasco é ótimo para a saúde ocular. Comer entre 2 ou 3 porções por dia previne a degeneração macular em pessoas idosas. Ou seja, previne a perda de visão no centro do campo visual causada pelos danos da retina.

A fruta também ajuda no fortalecimento dos nervos ópticos, combate a secura de olhos e ainda ajuda a combater diversas outros problemas de visão.

2. Fonte de antioxidantes

Antioxidantes são bons para ajudar a combater o envelhecimento, já que se livram de radicais livres produzidos naturalmente no organismo, que se não forem eliminados, podem danificar o corpo celular. Além disso, produtos antioxidantes ajudam no funcionamento do corpo.

Um dos benefícios do damasco é sua capacidade de aumentar a produção de antioxidantes. Quanto mais alimentos contendo antioxidantes ingerirmos, maior a taxa de eliminação de toxinas que se acumulam no intestino e no sistema digestivo.

Como falado anteriormente, a fruta também leva alto índice de vitamina A, que é um antioxidante forte e auxilia no crescimento das células corporais e ajuda na melhora de nossa imunidade.

3. Saudável para o coração

As fibras solúveis encontradas na fruta também são responsáveis por benefícios do damasco para o coração. Elas reduzem o mal colesterol no corpo, evitando assim o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, a fruta auxilia no aumento do bom colesterol.

Há também potássio no damasco, que garante que o músculo do coração trabalhe melhor e se mantenha sempre saudável.

Para trazer esses benefícios do damasco para seu coração, basta consumir somente meia xícara de chá de damasco todos os dias. Que tal para seu lanche da tarde?

4. Prevenção de câncer

Os radicais livres presentes em nosso corpo são prejudiciais pois podem atacar a estrutura do nosso DNA, causando o crescimento anormal de células e consequentemente levando o corpo ao desenvolvimento de um câncer.

Por conta disso, os antioxidantes são essenciais, trabalhando com a limpeza e controlando esses radicais livres, evitando assim o risco do desenvolvimento de um câncer. Acredita-se ainda que as sementes do damasco podem matar tumores cancerígenos sem nenhum efeito colateral.

5. Benefícios do damasco para a pele

Os elevados antioxidantes encontrados no damasco são recomendados para manter a pele saudável. Eles retardam o processo de envelhecimento, produzindo mais células novas mais rápido e substituindo as células mortas e desgastadas.

6. Ajuda a perder peso

As fibras presentes no damasco ajudam as pessoas que querem eliminar peso. Essas fibras auxiliam na melhoria do sistema digestivo e no funcionamento do metabolismo. Vale lembrar novamente que a fruta ainda possui pouquíssimas calorias na versão fresca. Se estiver pensando no damasco seco, cuidado! Algumas unidades podem ter muitas calorias. Coma com moderação.

7. Fortalece os ossos

A fruta é rica em cálcio e potássio. O cálcio é necessário para a formação e desenvolvimento dos ossos, evitando assim a osteoporose.

Já o potássio, além de tantos outros benefícios já vistos, ainda regula a absorção, distribuição e excreção de cálcio no corpo. Sem o potássio, todo o cálcio que possuímos no corpo e os ingeridos são liberados na corrente sanguínea e podem ser expulsos do corpo, o que pode não só afetar nossos ossos como gerar problemas para a bexiga que tem a função de purificar o sangue.

8. Suporte para atletas

O damasco seco é recomendando por diversos nutricionistas para quem pratica exercícios físicos com regularidade.

O alimento é capaz de repor rapidamente a energia perdida durante o treino, e para além disso, ele possui baixo índice glicêmico, também recomendado antes de treinos de alta intensidade.

9. Anti-inflamatório

No damasco, é possível encontrar catequinas, que são outras substâncias antioxidantes e também anti-inflamatórias potentes. Alguns pesquisadores viram que a ingestão de catequinas causa mudanças benéficas significativas, como proteger os vasos sanguíneos de inflamações e controle da pressão arterial, que são outros benefícios do damasco para a saúde.

Alguns Cuidados
A cor normal do fruto é laranja ou amarela, caso esteja em tom avermelhado tome cuidado e não o compre. A vermelhidão ocorre devido à presença de dióxido de enxofre que tem como objetivo a conservação da fruta, ou seja, é inorgânico e prejudicial. Tente consumir a fruta na forma seca, já que é a mais tradicional e segura.

Agora que você já sabe qual damasco comprar, coloque na sua dieta em forma de lanche, suco ou sobremesa e aproveite todos os benefícios do damasco para a sua saúde.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários

Postagens mais visitadas