Sucupira - Conheça os Benefícios e como usar essa semente



A sucupira é uma grande árvore que possui propriedades medicinais e que por isso pode ser usada para aliviar as dores e inflamações do corpo. Ela pertence a família das Fabaceae, e também é conhecida como Cutiúba, Supupina-do-campo, Sicupira, Sicupira-do-cerrado, Sicupira-açu ou Sicupira-parda, sendo muito utilizada para fazer remédios caseiros.

O nome científico da sucupira branca é Pterodon pubescens e o nome da sucupira preta Bowdichia major Mart. As suas sementes in natura podem ser compradas em alguns mercados e supermercados, enquanto que a sucupira em cápsulas pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, por exemplo.


Benefícios da Sucupira para Artrite e Artrose
Para que serve e principais benefícios
A sucupira ajuda:

  1. Diminuir a inflamação nas articulações e, por isso, é utilizada para tratar artrite, artrose, reumatismo e artrite reumatoide;
  2. Aliviar as dores causada por problemas como excesso de ácido úrico e inflamações;
  3. Combate a amigdalite, dor de garanta;
  4. Ajuda a curar cistos ovarianos e no útero e combate as cólicas;
  5. Ajuda a cicatrizar feridas na pele, eczemas, cravos nos pés e sangramentos. 

Em alguns casos, este chá pode ainda ajudar a aliviar a dor e desconforto constante provocado pela quimioterapia, usada no tratamento contra o câncer.



Propriedades medicinais

As principais propriedades da sucupira incluem sua ação analgésica, anti-inflamatória, antirreumática e antioxidante. Além disso as sementes de sucupira tem ação antitumoral, especialmente contra o câncer de próstata, mas só deve ser consumida com conhecimento do médico oncologista.

Como usar a sucupira

A sucupira pode ser encontrada em forma de chá, cápsulas, extrato e óleo. E pode ser usada da seguinte forma:


  1. Chá de sementes de sucupira: Lave 4 sementes de sucupira e quebre-as utilizando um martelo de cozinha. Depois ferva as sementes quebradas juntamente com 1 litro de água por 10 minutos, coe e beba ao longo do dia.
  2. Sucupira em cápsulas: tomar de 2 cápsulas ao dia para um melhor efeito. Saiba quando o uso das cápsulas é mais indicado.
  3. Óleo de sucupira: Tomar de 3 a 5 gotas por dia comer com alimentos, 1 gota diretamente na boca, até 5 vezes por dia;
  4. Extrato de semente de sucupira: tomar de 0,5 a 2 ml por dia;
  5. Tintura de sucupira: tomar 20 gotas, 3 vezes ao dia.

Se optar por fazer o chá, deve utilizar uma panela apenas para esse efeito porque o óleo liberado pelas sementes da planta fica grudado nas paredes da panela, sendo difícil de eliminar completamente.

Quais os efeitos secundários

A sucupira não tem efeitos colaterais, sendo bem tolerada.

Quem não deve utilizar

A sucupira está contraindicada para grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos, e deve ser usada com moderação por pessoas com problemas renais ou no fígado.

Fonte: Tua Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas