Cozinha bagunçada pode te fazer engordar mais; entenda



Muita gente fica estressada ao entrar em um ambiente bagunçado. E será que esse estresse faz as pessoas descontarem em outras coisas, como na comida? Um estudo quis entender como uma cozinha caótica influenciava na quantidade de lanchinhos que uma pessoa comia. Os testes indicaram que quem estava nesse ambiente bagunçado ingeria mais calorias do que quem estava cercado por organização.


O estudo dividiu 101 alunas de graduação em dois grupos. Em um deles, elas tiveram que relembrar e escrever sobre um episódio em que saíram do controle enquanto, no outro, descreveram um momento em que tomaram as rédeas da situação. Parte das participantes também foram colocadas em uma cozinha quieta, limpa e organizada, enquanto outras em uma cozinha caótica, com louça suja na pia, jornais velhos e um telefone tocando. Nos ambientes, havia biscoitos, bolachas salgadas e cenouras para degustar.

As participantes que estiveram na cozinha caótica e relembram momentos estressantes em que saíram do controle consumiram 65 mais calorias de biscoito do que as que tiveram o gatilho da lembrança positiva e permaneceram na cozinha limpa. Não houve diferença para o consumo de bolachas salgadas e cenouras.


"Apesar do fato de um ambiente caótico criar uma vulnerabilidade para fazer escolhas alimentares não-saudáveis, trazer à mente certos pensamentos nesses locais pode tanto disparar ou proteger dessa vulnerabilidade", explicou o resumo da pesquisa, que foi feita em parceria entre a Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, e a Universidade Cornell, nos EUA.

Compulsão alimentar

O estresse pode desencadear fome, principalmente de doces. A endocrinologista Alessandra Rascovski Gobbi explicou, em artigo ao Minha Vida, que esses alimentos aumentam a serotonina que é o neurotransmissor que provoca a sensação de prazer em bem estar.

Segundo ela, há alguns jeitos de vencer esse comportamento:

Evite dietas da moda muito restritivas, que retiram completamente algum grupo alimentar do seu cardápio. Isso não ajuda a emagrecer, e ainda deixa a dieta muito mais difícil de ser feita.

O fato de começar a fazer uma reeducação alimentar não quer dizer que nunca mais poderá comer seus alimentos preferidos, mas que vai restringi-los um pouco, para evitar os excessos. O problema é quando a exceção vira regra, e o consumo volta a ser descontrolado.


Quando perceber que perdeu o controle sobre sua alimentação, ao invés de jogar tudo para o alto e comer mais, use isso como incentivo e tente compensar no resto do dia com opções mais saudáveis. Emagrecer tem muito a ver com a matemática das calorias e um exagero não quer dizer que a dieta acabou.

Comer a cada três horas evita novas crises de compulsão, além de manter seu metabolismo ativo. Por isso, quem fica muito tempo sem comer pensando que vai perder peso está dando um tiro no próprio pé.

Após um dia estressante, passe longe da cozinha. Assim fica mais difícil descontar na alimentação os problemas que você teve durante o dia.

Fonte: Minha Vida.

Comentários

Postagens mais visitadas