10 benefícios do sal rosa do Himalaia

Você já conhece os benefícios do sal rosa do Himalaia? Trata-se de um ingrediente mineral que vem das montanhas do Paquistão, especificamente da mina Khewra, considerada uma das mais puras do planeta.

É um produto que começou a ser comercializado com êxito em vários países da Europa, América e Ásia, já que seu alto valor nutricional oferece interessantes benefícios ao organismo.

Contém 84 compostos saudáveis para o corpo e, além disso, é uma excelente fonte de eletrólitos e oligoelementos que ajudam a melhorar o funcionamento de vários sistemas vitais do corpo.

Por sua interessante composição, tem aplicações terapêuticas e cosméticas, sobretudo para relaxar o corpo e renovar a pele.

Levando em conta que algumas pessoas ainda desconhecem os benefícios do sal rosa do Himalaia, neste artigo queremos compartilhar os 10 principais.

Descubra-os!

Os benefícios do sal rosa do Himalaia

1. Combate a retenção de líquidos


Ainda que o sal refinado seja uma das principais causas da retenção de líquidos, o sal rosa do Himalaia é um produto que ajuda a neutralizar esse problema.

Esse benefício é atribuído a seu teor de até 10 tipos de oligoelementos diferentes que, ao serem assimilados no corpo, ajudam a estimular as funções que controlam o nível de fluidos nos tecidos.

2. Regula o pH do sangue

Uma pequena quantidade de sal do Himalaia diluída em água pode servir como remédio alcalino para diminuir o excesso de acidez no sangue.

Seus minerais essenciais ajudam a restabelecer o pH natural do organismo, evitando reações inflamatórias e doenças crônicas.

3. Aumenta o nível de energia


Por seu teor de antioxidantes e eletrólitos, este ingrediente natural é um aliado para aumentar o nível de energia física e mental naturalmente.

Diluído em água, ou adicionado a sucos e batidas, melhora a oxigenação das células, fortalece os músculos e ativa o cérebro, garantindo um ótimo rendimento.

4. Melhora a absorção de nutrientes

Ao neutralizar a ação negativa dos ácidos no sistema digestivo, este sal orgânico ajuda a melhorar o processo de absorção dos nutrientes dos alimentos.

Seus nutrientes fortalecem a flora bacteriana do intestino e melhoram a capacidade de separar e remover os resíduos de que o corpo não necessita.

5. Diminui a pressão arterial



Sódio em excesso na dieta pode aumentar os níveis de pressão sanguínea e, portanto, afetar o funcionamento cardíaco.

O sal rosa do Himalaia tem a capacidade de controlar a hipertensão, já que seus minerais regulam os níveis de sódio e estabilizam as batidas do coração.

6. Evita a formação de varizes

Por sua ação relaxante e anti-inflamatória, este ingrediente combate o enfraquecimento das paredes e válvulas das veias superficiais.

Os minerais que são absorvidos através da pele otimizam a passagem do sangue através das veias e capilares, evitando sua irritação ou dilatação.

Por outro lado, tem a capacidade de melhorar o funcionamento do sistema linfático, evitando que as toxinas interfiram na circulação.

7. Combate dores de cabeça


Os minerais que existem neste produto natural são úteis para melhorar o tratamento da enxaqueca, inclusive em questão de minutos.

Sua assimilação pelo organismo promove a secreção de serotonina, um hormônio que diminui a dor e promove o bem-estar.
Isso, somado a seu efeito anti-inflamatório, acalma a tensão dos músculos na cabeça e diminui as cefaleias.

8. Alivia a congestão nasal

A aplicação externa desses sais diluídos em água é um tratamento alternativo que elimina o excesso de muco nas fossas nasais para controlar a congestão.

Seus minerais limpam os dutos obstruídos e, ao diminuírem a inflamação, aliviam as dificuldades respiratórias.

9. Combate a acne


Por sua textura granulada, esses sais podem ser combinados com óleos essenciais ou mel para preparar um esfoliante natural com propriedades antimicrobianas e adstringentes.

Sua aplicação como máscara caseira ajuda a limpar os poros da pele, removendo os restos de oleosidade e as células mortas que formam a acne.

Seus minerais nutrem as células do rosto e favorecem a regeneração dos tecidos para evitar imperfeições, como cicatrizes e manchas.

10. Acalma as câimbras musculares

Os oligoelementos desse sal natural são um regenerador muscular que ajuda a prevenir e acalmar as câimbras.

Esses nutrientes relaxam os músculos contraídos e, ao melhorar a irrigação sanguínea, impedem que fiquem doloridos durante atividades de alto impacto físico.

Você já conhecia essas propriedades e benefícios do sal rosa do Himalaia? Agora que sabe o quanto faz bem para seu corpo, procure adquiri-lo no mercado e usá-lo como substituto do sal de mesa comum.

Fonte: Site Melhor com Saúde.




Comentários

Postagens mais visitadas