A Ansiedade é a “Inimiga número 1" de quem quer emagrecer



“Ansiedade” se trata de um distúrbio emocional, mais conhecido como nervosismo ou medo. Segundo a psicóloga Maria de Abreu, ansiedade é uma reação natural ao perigo percebido, ou seja, é um “aviso”, um alerta que nosso corpo emite, de que algo não está bem, que há algum perigo por perto.

Uma pessoa que sofre de ansiedade tem sempre a sensação que algo ruim esta sempre por acontecer, ou que esta em perigo e geralmente, se sentem ameaçadas e vulneráveis em situações comuns do dia a dia, afetando diretamente o meio que a pessoa vive, trabalho, família, atividades cotidianas, relacionamentos íntimos e sociais.

 Emagrecedores Naturais


Crises de ansiedade afetam diretamente a imunidade do organismo e provoca desequilibro no metabolismo, por isso podemos dizer que ela é a inimiga numero um para quem quer emagrecer. Pessoas ansiosas, como eu, dificilmente conseguem manter o controle da boca, querem resultados imediatos, não possuem muita paciência e geralmente desistem dos seus objetivos sem antes concluírem o percurso.

Características da Ansiedade
Pessoas ansiosas apresentam preocupações exageradas no dia a dia, seja no trabalho, em casa, em situações corriqueiras e cotidianas, em família, em relacionamentos. Geralmente quem sofre desse distúrbio, possui a boca seca, coração acelerado e vive sempre cercado de medo e com impressão que a qualquer momento algo ruim vai acontecer.

Em determinadas situações sentem aquela angustia no peito que sufoca, que te a sensação de dor, de aperto. Essas pessoas acometidas de ansiedade, se preocupam demasiadamente com a saúde, com a família, com o dinheiro e o trabalho, apresentam medo de objetos simples ou situações particulares que possam a vir a expor.

Saúde da Mulher


Dos aspectos físicos, a ansiedade provoca muita dor muscular, principalmente na nuca, nos ombros, e na cervical. Dos aspectos cognitivos, provoca dificuldade de concentração, dificuldade para dormir, preocupações frequentes, irritabilidade, nervosismo, problemas estomacais, tremores, calafrios e mãos suadas.

Tratamento convencional
* Medicamentos específicos para esse tipo de patologia seguidos de receita médica e assistidos por um especialista da área;

* Terapia com psicóloga ou médico psiquiatra;

Tratamento alternativo
Há muitas pessoas que controlam a ansiedade com produtos naturais, chás, compostos, alimentação saudável e atividade fisica. Por exemplo: caminhar ajuda a controlar a ansiedade, porque quando caminhamos o cérebro recebe informações para produzir serotonina, esse hormônio por vez, combate os níveis de estresse, previne a depressão e as crises de ansiedade.

Portanto, investir em caminhadas diárias pode ser uma alternativa saudável para ter sob controle a ansiedade. Além consumir agua comer frutas, e incluir chás calmantes durante o dia, pode ser uma excelente alternativa para manter o controle da situação.

Chás de camomila, valeriana, maracujá, chá verde, erva cidreira e lavanda, são super indicados para o tratamento alternativo da ansiedade. Eles acalmam e relaxam, recomenda-se tomar de noite, ou no fim do dia, isso todos os dias. Em lojas de produtos naturais, voce vai encontrar essas ervas em cápsulas e consumi-las diariamente pode ser uma alternativa a mais.

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade
Abaixo indicamos 7 alimentos a serem incluídos no cardápio do dia a dia, ambos contribuem definitivamente para o controle da ânsia, são ricos de benefícios, vitaminas e minerais que ajudam a controlar esse furacão chamado ansiedade.

 Saúde Sexual


Alface: O alface é rico em lactucina e folato, que atuam no organismo como calmantes e previnem a depressão e confusões mentais.
Ovos: Os ovos são fontes de vitaminas do complexo B, acetilcolina e niacina. A carência dessas substâncias no organismo pode provocar ansiedade, depressão e apatia. 2 ovos por semana são o suficiente para manter uma vida saudável.
Maçã: A maçã é rica em fibras, carboidratos, zinco e selênio. O consumo de maçã combate a ansiedade e relaxa.
Uva: A uva, além de ser uma fruta energética, é fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso Central.
Mel: O mel ajuda o organismo a produzir a serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar, que regula as mudanças de humor que provocam a ansiedade.
Laranja: Fonte de Vitaminas e cálcio, a laranja é uma fruta energética que relaxa os músculos, combate o estresse e a fadiga.


3 dicas de como controlar e evitar as crises de ansiedade durante a dieta
1. cabeça fria, mente e corpo relaxados, não fique preso ao discurso da perda de peso, nem controlando cada detalhe. Pesando-se todos os dias e observando cada grama perdida.  Evite somar calorias dos alimentos ingeridos, evitando assim o stress de quantas calorias ingeriu.

2. Seja positivo, determine pra você mesmo uma meta, foque nessa meta, todos os dias, de manha repita pra você mesmo a sua meta em voz alta, e caminhe sem olhar pra trás, confiante de que você atingira seus objetivos.

3. Não exija e nem cobre tanto de você. Esse tipo de situação desgasta e gera stress aumentando o quadro de ansiedade, como consequência, você vai se sentir desanimado, desestimulado, cansado, o segredo é, dar tempo ao tempo e esperar pelo resultados e comemorar cada um deles no seu tempo.

Dica de Amiga
Controlar a ansiedade é o primeiro passo para quem quer perder peso e emagrecer com saúde. Como já foi citado acima, esse disturbo tira nossa atenção do foco, dificulta nossa concentração e atrapalha o nosso sono. Mas existem vários modos de controlar, um deles é alimentação, depois o casamento entre atividades físicas + alimentação rica em vitaminas, aminoácidos, antioxidantes, também trará excelentes resultados. Eu costumo dizer, que é  tudo uma questão de opinião, se você decidir que quer emagrecer e focar nesse objetivo, o resto é RESTO.

Por Priscilla Rodighiero

Comentários

Postagens mais visitadas