Bebida refrescante e que emagrece o Tereré

                                                        O Tereré é uma bebida de origem dos índios guaranis, feita a base de erva-mate, que é consumida com água gelada. É uma bebida feita com a infusão da erva-mate (Ilex paraguariensis), de origem paraguaia. É consumida com água, limão , hortelã, entre outros. A grafia vem do guaraní, tereré.

Diferentemente do mate quente (onde leva-se o porongo), no tereré a erva pode ser colocado em um vidro (quem tem mais capacidade do que um recipiente para mate). No Paraguai chamá-se guampa e o vidro é colocado em que o mate, geralmente feito de chifre de boi e por vezes adornadas com prata ou de outro metal. Faz também "mates" (recipientes para tomar mate) palosanto (Bulnesia sarmientoii). No Paraguai são fabricadas guampas inteiramente feito de prata, ouro com alguns embutidos artesanais, mas agora muitas pessoas optam por comprar guampas madeira totalmente revestidas de alumínio, ou no couro ou simile de estilos modernos e cores personalizadas com Logos, imagens e textos. Há também guampas plástico.

A palavra guampa, apesar de terem sido utilizados em grafia hispânica, uma área em que a influência predominante avañe'emé (em Guarani), é de origem Quechua e significa precisamente "chifre". O chifre bovino é frequentemente utilizado como recipiente em todo o Cone Sul. Por exemplo chifle (uma espécie de cantina ou caramañola) é feita de guampa de boi. Para o slurp tereré usando um metal bulbo, por vezes de prata, que é inserido dentro do recipiente cheio de erva. Na Argentina bebe-se o "mate", que consiste na tradicional mate com água quente, e em algumas regiões após cada cevada é frequentemente mate para adicionar uma colher de açúcar, embora este último é considerado sacrilégio por alguns puristas. Também em certas regiões da Argentina (principalmente Nordeste) está embriagado "Mate leite", que é engorda com leite quente, em vez de água, este último como uma alternativa para as crianças. No Uruguai, apenas água quente, livre de açúcar. No Paraguai, mate é feito principalmente com yuyos, é amargo e doce, e também bebe-se mate com leite e coco, como um complemento da erva. Existe também um outro tipo de mate, com mate quente e doce. Na Bolívia é consumido na região do Chaco. "Os 46% está na Argentina, 34% no Paraguai e os restantes 20% na Bolívia.

A bebida tereré como em todos os seus aspectos é uma tradição praticamente inerente ao Paraguai, mas há variações regionais sobre a sua preparação e formas de consumo. Por exemplo, o "Tereré russo", que é popular na parte sul do Paraguai, especialmente no departamento de Itapua, quando os brancos russos chegaram (como o Capitão Blinoff por exemplo), que foram expulsos da sua pátria e hospedados no Paraguai e ajudou o Paraguai na Guerra do Chaco. Em vez de água utilizada de suco de laranja e adicionar alguns aditivos para a mesma erva da guampa. O tereré é ideal em tempos de calor, substituindo mate. É muito bom para se manter hidratado e para compartilhar com roda de amigos (um grupo inteiro divide uma única guampa).

Mas são necessários alguns cuidados: A contaminação pro vírus e bactérias causadoras de doenças como a gripe H1N1, a hepatite, entre outras doenças contagiosas (pelo uso do mesmo terere por diversas pessoas). A bebida também diminui a absorção de ferro, devendo ser evitada por pessoas com anemia. Pode também aumentar a pressão, devendo ser evitada por hipertensos.

Em guarani, o Paraguaios chamam de tereré rupá (literalmente 'cama ou ninho de mate frio "), para uma espécie de aperitivo antes manhã tereré, que tradicionalmente é feito habitualmente em meados da década de manhã (em cerca de dez): Tráfico de alguns snack A água fria não "bater" o estômago. No Paraguai o tereré tem um sentido tradicional, medicamentos e até mesmo cerimonial. É um símbolo de amizade. O tereré remédios refrescante é ingerida pela manhã, em vez de à tarde, enquanto já engolido sem qualquer adição.

Mas o principal, para as mulheres que estão sempre querendo emagrecer, é que o tereré realmente ajuda a emagrecer.

Basta consumir o tereré todos os dias somente com água e limão. Claro que não adianta tomar o tereré assim todos os dias e exagerar na alimentação! Consumido com água e limão o tereré vai com o tempo diminuindo as medidas do corpo  e promovendo o emagrecimento da pessoa. Mas não custa fazer uma dieta equilibrada e uma caminhada diária para acelerar o processo de emagrecimento!

Benefícios

Estimulante da atividade física e mental Estimula a circulação Aumenta o ritmo cardíaco Facilita a digestão Favorece a evacuação (fezes) e a micção (urina)  Promove a regeneração celular
Elimina estados depressivos

Aumenta a resistência de músculos à fadiga

Aumenta a força muscular

Desenvolve as faculdades mentais

Tonifica o sistema nervoso

Regulariza a respiração

Facilita a digestão

Promove sensação de bem-estar e vigor

Regula as funções sexuais

Efeitos cosméticos na pele

Previne a arteriosclerose

Melhora a memória

Previne gripes e alergias

Diurético

Diminui o colesterol e triglicerídeos

Aumenta o gasto energético

Favorece o emagrecimento

Previne a doença de Parkinson

Fonte

Comentários

  1. Mas que beleza, não imaginava que o tereré poderia fazer esse efeito emagrecedor.
    Vou hoje mesmo pedir ajuda para uns amigos do Rio Grande do Sul que tenho aqui para me ajudarem a fazer.
    Ando fazendo uma dieta a base de sucos e líquidos pós treino e no café da manhã que vem me ajudando a perder a barriga, peguei aqui e os resultados estão ótimos, perdi 3kg em 1 semana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas