Alimente os seus pulmões

                                                                      Cuidados ao nível do estilo de vida e alimentação que preservam este órgão vital

Os pulmões facilitam a troca de gases no sangue: eliminam o CO2 e ajudam a fixar o oxigênio. Se este órgão falhar deixa de existir uma correta oxigenação, o que pode implicar graves consequências para o organismo.

Existem, felizmente, alguns cuidados que pode adaptar, no seu dia a dia, que ajudam a preservar a qualidade do funcionamento dos seus pulmões.

Sabia, por exemplo, que os alimentos ricos em vitamina C favorecem o transporte de oxigênio a este órgão? Aposte no seu consumo e descubra, de seguida, mais alguns factos que protegem a sua saúde.

Os aliados dos pulmões

Ferro

Nutriente importante para múltiplas funções no organismo mas também para o transporte de oxigénio recolhido pelo pulmão. Pode encontrá-lo nos vegetais verde-escuros (agrião, couve, salsa, etc), carnes vermelhas (principalmente fígado) e marisco

Vitamina A

Presente nas cenouras, alperces, espinafres, abóbora e nabo, protege as paredes pulmonares.

Vitamina C

Favorece o transporte de oxigênio, estando disponível em todos os tipos de couves, toranja, morangos e couve-flor.

Os adversários dos seus pulmões

Fumar. O tabagismo é o grande responsável pelo cancro do pulmão e enfizema pulmonar.
Ambientes muito secos. Tente manter o ar de casa úmido, já que a secura excessiva do ar irrita os brônquios. A este cuidado pode somar a inalação de vapores, juntando-lhes algum tipo de óleo essencial para ativar o seu poder balsâmico, mucolítico e expectorante.
Respirar pela boca. Tente sempre respirar pelo nariz. O pelo da mucosa nasal é o primeiro filtro por onde o ar passa.
Conter a tosse. É a forma que os pulmões têm de se depurar corretamente.

Fonte

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas