Fonte da Juventude.

                                                             Alimentos fontes de juventude

O nosso organismo produz alguns elementos tóxicos derivados do oxigênio, chamados radicais livres (estes se formam por influência de fatores como poluição, tabagismo, álcool, consumo excessivo de gordura e açúcar), que fazem com que as células oxidem – a exemplo do que acontece com uma maçã, quando cortada – e têm a capacidade de prejudicar o corpo. Sua ação está relacionada com o  envelhecimento precoce, Mal de Parkinson, aterosclerose, reumatismo e  traumatismos e estresse.

Para proteger o corpo dos efeitos devastadores dos radicais livres, há os antioxidantes, que previnem o aparecimento de doenças e o envelhecimento precoce da pele. Estudos comprovam que o consumo de frutas e verduras protegem contra os efeitos nocivos da oxidação, tanto pelas grandes quantidades de vitaminas e minerais antioxidantes presentes nelas, quanto pelo alto conteúdo de fibras.

 Saiba quais alimentos são ricos em antioxidantes e inclua-os em sua dieta:

Vitamina A: cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão.

Vitamina C: frutas cítricas (laranja, lima, limão), melão, acerola, caju, kiwi, morango, vegetais verdes escuros e tomate.

Vitamina E: óleos de frutos e sementes, germe de cereais, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, verduras de folhas verdes escuras e legumes.

Beta caroteno: verduras de folhas verdes escuras, abóbora, cenoura e tomate.

Zinco: cereais integrais, germe de trigo, peixes, mariscos e crustáceos, carnes, aves e leite.

Selênio: castanha do Pará, germe de trigo, peixes, mariscos, fígado, carnes e aves.

Bioflavonóides: frutas cítricas e uvas.

Licopeno: tomate.

Isoflavona: soja.

Catequinas: frutas silvestres (da família do morango) e chá verde.

Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas