Brócolis diminui o risco de desenvolver câncer e afasta os efeitos da diabetes


                                          Pesquisas feitas no Canadá e na Inglaterra mostram mais dois ótimos motivos para sempre incluir esta hortaliça nas refeições


Se você é daquelas pessoas que evitam o brócolis a todo custo, saiba que pesquisas recentes mostram que esta hortaliça faz muito bem para a saúde. Veja dois motivos para comer brócolis.

Cortar o tumor pela raiz Cientistas canadenses provam mais uma vez que essa hortaliça diminui o risco de câncer. Em novos experimentos, notaram que o sulforafano, a substância que se mostrou capaz de conter o crescimento de tumores em geral, age logo na gênese da doença, inibindo justamente a proliferação de células defeituosas. 

O vegetal esbanja outros nutrientes que também atuam contra o mal — caso do ácido fólico, já citado em vários estudos. E ainda conta com ativos de nomes pouco apetitosos, como lembra a nutricionista Lara Natacci, de São Paulo. Entre eles estão os isotiocianatos, os flavonóides e os carotenóides, todos bastante festejados por serem guardiões das nossas células. 

Afastar os efeitos da diabetes
Estudiosos da Universidade de Warwick, na Inglaterra, verificaram em células humanas que moléculas presentes nessa verdura — mais uma vez com destaque para o sulforafano — protegem os vasos sanguíneos dos maus efeitos provocados pelo excesso de açúcar. “Estamos investigando a atuação de outras substâncias na prevenção de danos nos rins e na retina”, conta Paul Thornalley, líder do trabalho. Então, se você é diabético, sirva-se de brócolis cotidianamente e, claro, mantenha a glicemia em ordem, de preferência com o auxílio de um especialista. 

Fonte: Abril

Comentários

Postagens mais visitadas